Monitoramento da Qualidade da Água - Brasil

BRASIL

O monitoramento e a avaliação da qualidade das águas superficiais e subterrâneas são fatores primordiais para a adequada gestão dos recursos hídricos, permitindo a caracterização e a análise de tendências em bacias hidrográficas, sendo essenciais para várias atividades de gestão, tais como: planejamento, outorga, cobrança e enquadramento dos cursos de água.

Desde 2001, a ANA tem coordenado a Rede Hidrometeorológica Nacional – RHN, que obtém informações sobre a capacidade, potencial, disponibilidade e qualidade de água de nossas Bacias Hidrográficas, além do regime das chuvas em todo o território nacional.

Em 2009, a ANA desenvolveu metodologia para alocação dos pontos de monitoramento da qualidade de água, que considerou a vazão dos rios, as descargas municipais de esgotos domésticos e o ordenamento dos trechos de rios.

Em 2016, foi criado o Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água – QUALIÁGUA. Este conta com a parceria de 24 das 27 Unidades da Federação e possui 2.500 pontos de monitoramento.

O QUALIÁGUA tem como objetivos:

1. contribuir para a gestão sistemática dos recursos hídricos, por meio da divulgação de dados sobre a qualidade das águas superficiais no Brasil a toda a sociedade;
2. estimular a padronização dos critérios e métodos de monitoramento de qualidade de água no País, para tornar essas informações comparáveis em nível nacional;
3. contribuir para o fortalecimento e estruturação dos órgãos estaduais gestores de recursos hídricos e meio ambiente para que realizem o monitoramento sistemático da qualidade das águas e deem publicidade aos dados gerados;
4. promover a implementação da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas – RNQA, criada em 2013.

O objetivo dessa Rede é otimizar, ampliar e aperfeiçoar as redes de monitoramento de qualidade de água dos estados e do Distrito Federal, padronizando o monitoramento e melhorando a qualidade dos dados gerados.

Os dados e informações desse monitoramento podem ser acessados no Sistema de Informações Hidrológicas (HidroWeb), vinculado ao Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos – SNIRH (https://www.snirh.gov.br/).

Além do monitoramento convencional, a ANA realiza o monitoramento da qualidade da água por satélite (estimativas de sedimentos, clorofila-a e turbidez) de rios e lagos de algumas bacias do Brasil. Os dados são disponibilizados no portal do monitoramento hidrológico por satélite (HidroSat).