Eventos Hidrológicos Críticos - Cabo Verde

Eventos hidrológicos críticos – monitorização das secas

Com a falta de chuva, a monitorização é feita periodicamente, sobretudo das águas subterrâneas, que sofrem grande pressão e depende diretamente da variabilidade climática.


Uma gestão sustentável dos recursos hídricos a nível nacional, exige que o mesmo seja monitorizado com periodicidade definida em consonância com o tipo de produto que se pretender. A monitorização é feita mensalmente nos pontos de água em exploração e trimestral em piezómetros, onde são registados dados de caudal, condutividade, temperatura, nível estático ou dinâmico e pH.


Esses dados recolhidos nos permitem observar o volume de água explorada, a evolução do nível freático, a condutividade e temperatura da água. Estes dados têm muitas aplicações, nomeadamente na gestão, planificação e conservação dos recursos hídricos.


Efetuamos o controlo hidrológico bem como a faturação dos furos de exploração nas ilhas de Santiago, Fogo, São Nicolau, Sal e Boavista. As ilhas de Santo Antão e São Vicente são controladas diretamente pela Delegação da ANAS Norte. O controlo dos furos de exploração visa essencialmente fazer a leitura dos furos que tem contadores, verificar os caudais explorados, medir a condutividade, e a temperatura das águas. Mensalmente recebemos as fichas de exploração dos furos geridos pelos diversos SAAS e alguns particulares. Os furos geridos pelas associações de agricultores são controlados mensalmente pela nossa equipa de fiscalização.


O monitoramento é efetuado em termos quantitativos e qualitativos.


Foi elaborado um programa de controlo piezométrico para as ilhas de Santiago, Fogo e Santo Antão.


Existência de sobre exploração de alguns aquíferos nomeadamente os que ficam no litoral onde a maioria da população vive.


Igualmente, observação, de excesso de bombagem de água de alguns furos de rega. Assim, durante vários anos, existiu uma grande pressão sobre os recursos hídricos subterrâneos, principalmente na ilha de Santiago.


O nível estático dos poços é medido trimestralmente, bem como o nível estático dos furos piezométricos e caudais das nascentes.