Iniciativas dos Países - Cabo Verde

Projetos Especiais


Com o intuito de melhorar as condições de acesso a água e saneamento, a ANAS tem um conjunto de projetos que são executados a cada ano.


1. Projeto piloto de economia circular no ciclo urbano da água na ETAR de Santa Cruz - reutilização de água e valorização de recursos para fins agrícolas.

O projeto consiste no desenvolvimento de um Plano de Ação tendo em vista a Reutilização de Águas Residuais Tratadas e Valorização de Recursos, para a ETAR de Santa Cruz, situada na ilha de Santiago, é importante assinalar que já hoje existe procura de água reutilizada nas imediações da ETAR de Santa Cruz, pelas explorações agrícolas aí existentes. Por outro lado, a disponibilidade de fertilizantes (lamas estabilizadas) poderá potenciar a capacidade produtiva dessas explorações.


2. Projeto de Água e Saneamento de Bairros Periféricos da Cidade da Praia


O Projeto será desenvolvido em bairros periféricos do norte da capital, Praia, estendendo-se por uma área de 2,5 hectares, configura aproximadamente 12,5% da área total da cidade e atualmente tem cerca de 75 000 pessoas, ou seja aproximadamente 50% do total da população da capital. O Projeto compreende os seguintes componentes: 1. Infraestruturas de abastecimento em água potável. 2. Infraestruturas de saneamento das águas residuais


3. Projeto Elaboração do Plano Sanitário da Cidade de São Filipe, ilha do Fogo


O Projeto de Execução do Sistema de Drenagem e Tratamento de Águas Residuais de São Filipe tem como resultados o encerramento / Selagem da Lixeira de São Filipe; o estudo do Projeto Piloto da recolha Seletiva dos Resíduos, benificiários diretos e indiretos capacitados nas áreas de gestão da água, saneamento de águas residuais (incluindo a sua reutilização) e resíduos sólidos.


4. Melhoria de Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos


O projeto visa: o encerramento das lixeiras de Santa Catarina, Santa Cruz, S. Miguel e Tarrafal; construção da unidade de transferência de resíduos de Santiago; eliminação dos pontos de deposição ilegal de resíduos; elaboração de projetos das unidades de tratamento de resíduos das ilhas de Santo Antão, S. Vicente, S. Nicolau, Sal, Boavista, Maio, Fogo e Brava; a edificação das unidades de tratamento de resíduos nas ilhas de Boavista e Maio bem como aquisição dos equipamentos de recolha e transporte de resíduos em conformidade com os planos sanitário/operacional.


5. Desenvolvimento do Sistema de Abastecimento de Água na Ilha de Santiago


No âmbito dos objetivos do PEDS o governo, através do PDSAAIS, pretende reforçar a capacidade de produção e distribuição de água em toda a ilha de Santiago, melhorar o serviço e a qualidade de abastecimento de água potável, por meio da: Construção de duas plantas dessalinizadoras e de furos de captação - Construção da rede de adução de água em alta e interconexões incluindo estação de elevatórias e reservatórios.

6. Perfuração, manutenção e reabilitação de sistemas hidráulicos


O projeto está localizado nas ilhas de Santiago, Santo Antão e São Nicolau e prevê o equipamento, manutenção e reabilitação de sistemas hidráulicos com a capacidade de mobiliar mais agua para rega.


7. Aquisição e Instalação para dessanalizadora de Santiago e Boavista


O projeto visa a mobilização de água dessalinizada: 1. Santiago: Santa Catarina; b. São Lourenço dos órgãos c. Ribeira Grande Santiago de Tarrafal.


8. Gestão Integrada e Monitorização do Sector De Água e Saneamento


O programa tem como objetivo promover a melhoria das condições de acesso a água e saneamento


9. Projeto de Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais da ilha de Santo Antão


O Projeto tem como objetivo a construção de infraestruturas de abastecimento de água potável e saneamento Município do Porto Novo Município da Ribeira Grande Reabilitação de 3 reservatórios, fornecimento de equipamentos e instalação de cerca de 3000 ligações domiciliares na cidade da Ribeira Grande; Fornecimento e instalação de 9 sistemas de melhoria da qualidade da água. Município de Paul Fornecimento e instalação de cerca de 2.000 ligações domiciliares na cidade de Paul.