Recursos Hídricos na CPLP

O debate e o interesse em fortalecer a cooperação no sector da água entre os países da CPLP, remonta a 2005, quando, no âmbito do 2º Encontro Lusófono de Ambiente, em Lisboa, é introduzida a ideia de criar e dinamizar uma rede de pontos focais de água dos países lusófonos, que pudesse facilitar a troca de experiências e conhecimento, no que respeita às políticas da água e saneamento.

Dois anos mais tarde, em 2007, regista-se o primeiro encontro de Diretores de Recursos Hídricos da CPLP, na cidade de São Paulo, onde de forma unanime, os países reiteram a importância e o interesse de promover a cooperação técnica neste domínio.

Vários encontros de Diretores de Recursos Hídricos da CPLP, foram realizados desde então, alguns dos quais à margem de encontros internacionais, nomeadamente em 2008, à margem da Expo Zaragoza, em 2009, durante 5º Fórum Mundial da Água, Istambul, e em 2018, no 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília.
Em 2018, por ocasião da participação de alto nível da CPLP no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, realiza-se a I Reunião de Ministros e Autoridades Responsáveis pela Água na CPLP. No mesmo ano, em julho, constituiu-se formalmente a Reunião de Diretores de Recursos Hídricos da CPLP, tendo sido aprovado o seu regimento interno.

A II Reunião de Ministros e Autoridades Responsáveis pela Água na CPLP, realizou-se, em novembro de 2020, em formato digital.