Recursos Hídricos na CPLP

O debate e o interesse em fortalecer a cooperação no sector da água entre os países da CPLP, remonta a 2005, quando, no âmbito do 2º Encontro Lusófono de Ambiente, em Lisboa, é introduzida a ideia de criar e dinamizar uma rede de pontos focais de água dos países lusófonos, que pudesse facilitar a troca de experiências e conhecimento, no que respeita às políticas da água e saneamento.

Dois anos mais tarde, em 2007, regista-se o primeiro encontro de Diretores de Recursos Hídricos da CPLP, na cidade de São Paulo, onde de forma unanime, os países reiteram a importância e o interesse de promover a cooperação técnica neste domínio.

Vários encontros de Diretores de Recursos Hídricos da CPLP, foram realizados desde então, alguns dos quais à margem de encontros internacionais, nomeadamente em 2008, à margem da Expo Zaragoza, em 2009, durante 5º Fórum Mundial da Água, Istambul, e em 2018, no 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília.
Em 2018, por ocasião da participação de alto nível da CPLP no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, realiza-se a I Reunião de Ministros e Autoridades Responsáveis pela Água na CPLP. No mesmo ano, em julho, constituiu-se formalmente a Reunião de Diretores de Recursos Hídricos da CPLP, tendo sido aprovado o seu regimento interno.

A II Reunião de Ministros e Autoridades Responsáveis pela Água na CPLP, realizou-se, em novembro de 2020, em formato digital.

Plano de Formação em Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento para os países da CPLP

 

Durante a V Reunião de Ministros do Ambiente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em 2012 na cidade de Santa Maria, Ilha do Sal (Cabo Verde), foi proposta a criação de um Plano de Formação voltado à temática hídrica. Como resultado, surgiu o Projeto “Apoio à Gestão e ao Monitoramento de Recursos Hídricos nos Países da CPLP” (Pr57/Lis/13), concebido em 2013, com foco na capacitação de quadros técnicos locais em gestão de recursos hídricos.

A implementação do projeto teve início em 2018, no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, a partir de um Termo de Cooperação firmado entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico do Brasil (ANA), o Secretariado Executivo da CPLP (SECPLP) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC). Desde então, diversas ações vêm sendo desenvolvidas, como missões técnicas conjuntas, oficinas, eventos de capacitação, apoio à formação avançada e o lançamento do Portal Água CPLP (https://agua.cplp.org/).

Com o objetivo de consolidar e orientar essas iniciativas, foi construído de forma colaborativa o Plano de Formação em Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento para os países da CPLP, elaborado com ampla participação dos países membros por meio de oficinas, consultas e atividades formativas. O Plano identifica demandas e ofertas de formação, competências necessárias e diretrizes estratégicas para o fortalecimento da governança hídrica na comunidade lusófona.

Clique no arquivo abaixo para acessar o Plano de Formação em Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento para os países da CPLP