Agência participa de lançamento de livro e plataforma Mulheres pela Água

Na manhã desta terça-feira, 23 de agosto, no 24º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB 2022), em Foz do Iguaçu (PR), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) participou do lançamento da Plataforma de Talentos Mulheres pelas Águas e do livro Mulheres pela Água 2. Tanto a plataforma quanto o livro foram produzidos para difundir para a sociedade nomes de mulheres com atuação e conhecimento especializado na temática de água.

Autora do prefácio do livro Mulheres pela Água 2, a diretora-presidente da ANA, Veronica Rios, participou do lançamento ao lado da especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico da Agência, Mariane Ravanello, que é uma das mulheres que compartilha sua visão sobre os recursos hídricos na publicação produzida pela Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB). Também estiveram na solenidade as organizadoras da publicação, Fernanda Matos e Suraya Modaelli; o supervisor do trabalho, Lupércio Ziroldo; entre outras pessoas envolvidas na produção do material.

A Plataforma de Talentos Mulheres pelas Águas está disponível em www.rebob.org.br/mpa-home com o objetivo de apresentar mulheres especialistas nas temáticas de recursos hídricos e saneamento básico para facilitar o contato com essas profissionais a partir da disponibilização do currículo simplificado e do contato delas. A ferramenta é resultado da parceria entre a ANA, o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) e a REBOB.

O CPEG

Instituído pela Portaria ANA nº 326/2016, o Comitê Pró-equidade de Gênero (CPEG) é o canal de diálogo entre aqueles que trabalham na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e os espaços e eventos institucionais que debatem gênero. O CPEG busca contribuir para a erradicação das desigualdades de gênero, colaborar para a formulação e implementação de estratégias de equidade de gênero nas esferas internas da ANA, além de atuar na agenda de recursos hídricos e gênero.

O ENCOB

O ENCOB 2022 é realizado pelo Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) e da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas. Com o tema Gestão da Água: Responsabilidade de Todos, o ENCOB conta com patrocínio da ANA, que tem estande na área de Exposições do Encontro no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel & Convention até 26 de agosto.

Para destacar que a gestão das águas é responsabilidade de todos, a programação do 24º Encontro Nacional abordará diferentes temas, como: mudanças climáticas, eventos críticos e resiliência, uso racional da água, reúso e inovação, planejamento, regulação, boas práticas, gestão participativa e engajamento.

Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
+55 61 2109-5129 ou +55 61 2109-5495 ou +55 61 2109-5103

 

Últimas Notícias