Autoridades Nacionais - Moçambique

Apresentação da Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos

 

A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos tem por missão, assegurar a elaboração de politicas, estrategias implementar e coordenar a gestão integrada dos Recursos Hídricos, promovendo seu uso Sustentável e Racional em benefícios das actuais e futuras gerações.

À DNGRH, tem como uma das principais politicas, a gestão integrada de recursos hídricos – Os recursos hidricos serão geridos de forma integrada a tendo como base a bacia hidrográfica como a unidade fundamental e indivisível. A gestao e o planeamento devem respeitar a ligação intrínseca entre água superficial e água subterrânea, os aspectos de quantidade e qualidade da água.

A gestão operacional de recursos hídricos é feita de uma forma descentralizada por regiões hidrográficas em número de 5, nomeadamente Norte, Centro-Norte, Zambeze, Centro e Sul. O processo de estabelecimento das respectivas instituições ainda está na fase de consolidação em termos de capacidades técnicas e meios, incluindo a criação de algumas unidades e comités de bacias para completar o quadro de governação (Unidades de Gestão de Bacias Hidrográficas e os respectivos Comités).

Moçambique é um país muito vulnerável aos extremos climáticos, nomeadamente a cheias e secas, como bem ilustrado nas três décadas decorridas desde a independência.

Apesar de toda incerteza que rodeia a questão da mudança climatica, a imagem que emerge da análise científica é que a mudança climatica se traduzirá num aumento da frequência e severidade das cheias e secas, exigindo por isso que Moçambique faça um planeamento exaustivo para estar devidamente preparado para lidar com estes fenómenos extremos.