ESTABELECIDOS OS COMITÉS DE SUPERVISÃO DO PRONASAR EM NAMPULA, CABO DELGADO E NIASSA

Bandeira Mocambique

Depois de estabelecidos os Comités de Supervisão Provinciais da Região Centro do país, decorreu, nesta quinta feira, 17 de Novembro, província de Nampula o estabelecimento dos Comités de Supervisão Provinciais do PRONASAR da Zona Norte do pais, nomeadamente, Nampula, Cabo Delgado e Niassa.

A reunião foi dirigida pela Vice-Ministra das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos Cecília Chamutota, que durante a sua intervenção salientou que “um dos objectivos dos comités de supervisão é reforçar e garantir a planificação coordenada, na perspectiva de se alcançar resultados positivos e de impacto nas comunidades rurais. De modo, que ninguém fique fora da cobertura no abastecimento de água e saneamento.”

Para além da planificação coordenada das actividades do PRONASAR, a Vice-Ministra frisou ainda que é tarefa do Comité de Supervisão Provincial avaliar o progresso da implementação, recomendar os ajustamentos necessários durante a implementação, aconselhar e tomar decisões sobre o alinhamento estratégico do PRONASAR a nível provincial e distrital, facilitar a troca de informações e garantir resultados previamente acordados.

Por sua vez o Governador da Província de Nampula, Manuel Rodrigues, disse que a criação dos comités poderá melhorar a coordenação com vista a maximizar os recursos disponíveis para o abastecimento de água e saneamento rural.

Ainda no âmbito do PRONASAR, testemunhamos a celebração do acordo com o Concelho Executivo Provincial, para a transferência de fundos em forma de subvenção disponibilizados no âmbito do Projecto “Água Segura” para a implementação das actividades em alguns distritos da Província de Nampula. Os acordos foram assinados pelo Governador da província e pelos administradores dos distritos onde a cobertura de abastecimento de água e saneamento é relativamente baixa.

O evento contou ainda com um momento cultural, onde tivemos a participação do grupo cultural “Pétalas Amarelas”, onde apresentaram cânticos enaltecendo o impacto das actividades realizadas no âmbito do Programa Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento Rural nas comunidades.

Últimas Notícias