Segurança Hídrica - Cabo Verde

Saneamento e Promoção da Reutilização das Águas Residuais Tratadas


Comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente no que se refere à erradicação total da defecação a céu aberto e ao controlo da poluição e proteção do meio ambiente, o Departamento tem um objetivo a alcançar, com vista a melhoria das condições de vida dos cabo-verdianos.


Compreende ter uma política integrada para os serviços de água e saneamento, assegurando a sustentabilidade dos serviços. Promover iniciativas e projetos conducentes à reutilização segura das águas residuais tratadas, constitui uma importante estratégia uma vez que é independente aos problemas relacionados ao clima (incerteza climática), permite aumentar a disponibilidade de água para fins compatíveis, diminuído sua escassez, aliviando as outras origens de água, proporcionando também a proteção dos recursos subterrâneos.

Segurança Hídrica


Quando falamos da segurança hídrica, falamos da disponibilidade de água de qualidade e em quantidade suficiente para satisfazer as diversas necessidades. Passa pela proteção das origens a nível quantitativo e qualitativo.

 

“A forma mais eficaz de garantir sistematicamente a segurança de um sistema de abastecimento de água para consumo humano consiste numa metodologia integrada de avaliação e gestão de riscos que englobe todas as etapas do abastecimento de água, desde a captação até ao consumidor, abordagem que se denomina por Planos de Segurança da Água (PSA)"